FOCO - Revista de Cinema


PREFÁCIO


“(...) Seja como for, esse poema é uma coisa milagrosa. A amargura cai sobre a única causa justa de amargura, a subordinação da alma humana à força, isto é, afinal de contas: à matéria. Essa subordinação é a mesma em todos os mortais, embora a alma a suporte de diversas maneiras, conforme o grau de virtude. Ninguém, na Ilíada, lhe escapa, assim como ninguém neste mundo pode escapar-lhe. Nenhum dos que sucumbem a ela é olhado por isso como desprezível. Tudo o que, no interior da alma e nas relações humanas, foge ao império da força, é amado, mas amado dolorosamente, por causa do perigo de destruição continuamente pendente. Esse é o espírito da única epopéia verdadeira que o Ocidente possui. (...) O pensamento da justiça a ilumina sem intervir nunca; a força aparece em sua fria dureza, sempre acompanhada pelos funestos efeitos aos quais não foge nem o que a usa nem o que a sofre; a humilhação da alma sob a coação não está nela nem disfarçada, nem envolta por piedade fácil, nem exposta ao desprezo; mais de um ser ferido pela degradação da desgraça, é, na tragédia, oferecido à admiração.

Simone Weil,
A Condição Operária e Outros Estudos Sobre a Opressão

“(...) No universo limitado do cinema de autor, não é de bom tom estar fora das normas. Buñuel penou durante os trinta últimos anos de sua vida (quando as coisas estavam muito mais leves para ele), e Brisseau se prepara bravamente para duas ou três décadas de incompreensão.

Louis Skorecki,
pílula de Os Indigentes do Bom Deus,
19 de novembro de 2003


JEAN-CLAUDE BRISSEAU


JEAN-CLAUDE BRISSEAU, O PODER DA IMAGINAÇÃO - français
Maxime Renaudin

ACORDAR A VIDA
André Barcellos

DEUS RECONHECERÁ OS SEUS
Bruno Andrade

ESPELHO DO INTELIGÍVEL
Pedro Faissol

À ESPERA DE DEUS
Linara Siqueira

EM BUSCA DE BRISSEAU
Pierre Gabaston

Entrevistas

UM CINEASTA NASCEU

ENTREVISTA COM JEAN-CLAUDE BRISSEAU


O VENTO SOPRA AONDE QUER


O ESPETÁCULO DO MAL


TRANSGREDIR OS TABUS


DIÁLOGO ENTRE CINEASTAS
- français
Alain Guiraudie & Jean-Claude Brisseau

Jean-Claude Brisseau fala sobre

A REGRA DO JOGO (1939) - français

PSICOSE (1960)


POR VOLTA DA MEIA-NOITE (1986)


PSICOSE (1998)
- français

JOHN FORD


ROBERT BRESSON


ERIC ROHMER


KARL MARX


TRADIÇÃO


FILMAR O SEXO


A REALIZAÇÃO


MISE EN SCÈNE


Os Filmes

A VIDA COMO ELA É
Matheus Kerniski
Francis Vogner dos Reis

AS SOMBRAS
João Palhares
Luan Gonsales

L’ÉCHANGEUR
André Barcellos

UM JOGO BRUTAL
Jean Collet
Lucas Baptista

O SOM E A FÚRIA
Matheus Cartaxo
Vincent Zeis - français

BODA BRANCA
Jean Collet
José Oliveira

CÉLINE
Camille Nevers
Gérard Legrand

ANJO NEGRO
Jean Collet
Jean-François Rauger

OS INDIGENTES DO BOM DEUS
Jean Collet
Miguel Marías - español

COISAS SECRETAS
Vincent Zeis - français
Frédéric Majour
- français

OS ANJOS EXTERMINADORES
Jesús Cortés - español
João Palhares


À AVENTURA
Felipe Medeiros
João Gabriel Paixão

A GAROTA DE LUGAR NENHUM
José Oliveira
Bruno Andrade

Filmografia + Nossos Favoritos


HOMENAGEM A
MARC C. BERNARD


DEPOIMENTO DE PIERRE RISSIENT - français

Textos

OS MIL OLHOS DO DR. MABUSE (1960)

O FUGITIVO DE SANTA MARTA (1950)


PIERRE RISSIENT


OS CARRASCOS TAMBÉM MORREM (1943)


SPARTACUS (1960)


EXODUS (1960)


BONEQUINHA DE LUXO (1961)


A PORTA SECRETA (1953)


PROPRIEDADE PRIVADA (1960)


OS TRÊS SARGENTOS (1962)


PREFÁCIO À EDIÇÃO N° 14 DA REVISTA PRÉSENCE DU CINÉMA


PANORAMA AMERICANO


RIFIFI EM TÓQUIO (1963)


LAWRENCE DA ARÁBIA (1962)


O CRIADO (1963)
- français


CONTRA A
NOVA CINEFILIA


POR LOUIS SKORECKI - français

LES CINÉPHILES - LE RETOUR DE JEAN & LES CINÉPHILES 2 - ERIC A DISPARU (1989)

Luís Miguel Oliveira


JORNAL


CONSTRUÇÃO INTERIOR
Jean Grémillon

METAFÍSICA DE ORDET - english
Carl Theodor Dreyer

O ESTILO DE FRITZ LANG
Georges Franju

UM MANIFESTO - english
Luis Buñuel

UMA LUCIDEZ VIRIL - français
Michel Mourlet

EDWARD LUDWIG
Michel Mourlet - français
Louis Skorecki
- français

TRÊS TOURNEUR
- français
Louis Skorecki

JEAN-LUC GODARD E A INFÂNCIA DA ARTE
e
JEAN-LUC GODARD OU A URGÊNCIA DA ARTE
Michel Delahaye

DA NOCIVIDADE DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA, DE SUA INUTILIDADE, BEM COMO DOS MEIOS DE LUTAR CONTRA ELA
Luc Moullet

BUÑUEL, O HOMEM, DEUS E O VALOR DA BLASFÊMIA
Vittorio Cottafavi

IMPRESSÕES ANTIGAS - français
Jean-Luc Godard

FEROZ - english
Jean-Marie Straub

INTRODUÇÃO À OBRA DE CECIL B. DeMILLE
Michel Marmin

O BEM-ESTAR DO HOMEM, COMPORTAMENTO & A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO - english
Roberto Rossellini

O INVENTOR DO NEO-REALISMO
Patrick Brion

UM CINEASTA DA ETERNIDADE
e
HENRY KING, O ADMIRÁVEL
Jacques Lourcelles

FILMES NAS AULAS
António Reis & Margarida Cordeiro

MEMÓRIA DE UM CRÍTICO DE CINEMA
Manoel de Oliveira

FILMES-FARÓIS
Eduardo Coutinho

NOTAS SOBRE LUC MOULLET - français
Louis Skorecki

SIMPLICIDADE DE LEO MCCAREY
Felipe Medeiros

ABRAHAM LINCOLN (1930)
Jean-Claude Biette

VAN GOGH (1948) - 2
André Bazin

SOB O SIGNO DE CAPRICÓRNIO (1949) - english
Jacques Rivette

O TESOURO DO BARBA RUBRA (1955) - français
Jean Douchet

TARDE DEMAIS PARA ESQUECER (1957)
João Bénard da Costa

O TIGRE DE BENGALA & O SEPULCRO INDIANO (1959)
Jean-Marie Straub

ONDE COMEÇA O INFERNO (1959)
Jorge Silva Melo

ENTREVISTA COM A MORTE (1959) - english
Jean Douchet

MOCINHO ENCRENQUEIRO (1961)
Bruno Andrade

A GUERRA CIVIL (1962) - italiano
Toni D’Angela

MACHORKA-MUFF (1963)
Jacques Rivette & Karlheinz Stockhausen

TORMENTO (1964)
Lucas Baptista

FAIXA VERMELHA 7000 (1965)
José Oliveira

2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1968) - english
Annette Michelson

SEMEANDO A ILUSÃO (1972)
Danièle Dubroux

VIOLÊNCIA E PAIXÃO (1974)
Louis Skorecki

PAIXÃO (1982)
Jean Collet

À MARGEM DA VIDA (1987)
João Bénard da Costa

UM MUNDO PERFEITO (1993)
João Bénard da Costa

WOLFRAM, A SALIVA DO LOBO (2010)
Mário Fernandes

CAVALO DINHEIRO (2014)
José Oliveira


FOCO - Revista de Cinema

 

FOCO - REVISTA DE CINEMA

Editores: Bruno Andrade, Matheus Cartaxo, André Barcellos e Lucas Baptista (Contribuíram: Felipe Medeiros, João Gabriel Paixão, Luan Gonsales e Marlon Krüger).

Colaboraram nesta edição: André Barcellos, Bruno Andrade, Felipe Medeiros, Francis Vogner dos Reis, Frédéric Majour, Jesús Cortés, João Gabriel Paixão, João Palhares, José Oliveira, Linara Siqueira, Luan Gonsales, Lucas Baptista, Luís Miguel Oliveira, Mário Fernandes, Matheus Cartaxo, Matheus Kerniski, Maxime Renaudin, Miguel Marías, Pedro Faissol, Pierre Rissient, Toni D’Angela, Vincent Zeis.

Nossos agradecimentos a Alain Archambault (in memoriam), Alexandre Bury, Andy Rector, Antoine de Baecque, Antonietta Pizzorno, Bernardo Versiani, Bertrand Tavernier, Calac Nogueira, Camille Nevers, Carlos Roberto de Souza, Cauby Monteiro, CineSesc, Gérard Legrand (in memoriam), Gustavo Dornellas, Jacques Lourcelles, Jacques Vallée, Jean-Claude Brisseau, Jean Collet, Jean Douchet, Jean-François Rauger, Jean-Marie Straub, Joice Scavone, José Oliveira, Kevin Albuquerque, Laurent Chollet, Leandro César Caraça, Linara Siqueira, Lisa Hérédia, Louis Skorecki, Luan Gonsales, Luc Moullet, Lucas Feitosa, Lúcia Mattoso Monte, Luís Miguel Oliveira, Luísa Braga, Luiz Carlos Oliveira Jr., Marc C. Bernard (in memoriam), Michel Delahaye, Michel Mourlet, Mireia Iniesta, Patrick Brion, Pedro Faissol, Pedro Maciel Guimarães, Pierre Gabaston, Pierre Rissient, Rafael Moura, Rafael Sampaio, Raymond Bellour, Sandrine Rinaldi, Sandro Alencar, Sérgio Alpendre, Sylvie Pierre, Valeska G. Silva, Verônica Fernandes, Victor Bruno, Vinícius Noronha.

Contato: focorevistadecinema@gmail.com