VOLTAR À PÁGINA INICIAL

EDITORIAL
Nem a
crítica nem os critérios de uma terminologia – o teste de uma
teoria filosófica das ideias, na arte – podem constituir-se segundo
o critério externo da comparação, mas de forma imanente,
pelo desenvolvimento da linguagem formal da própria
obra, que exterioriza o seu conteúdo, ao preço de sua eficácia.
Além disso, justamente as obras significativas se colocam além
dos limites do gênero, a menos que nelas o gênero se revele
pela primeira vez como ideal. Uma obra de arte significativa
ou funda o gênero ou o transcende, e numa obra de arte perfeita
as duas coisas se fundem numa só.
— Walter Benjamin, Origem do drama trágico alemão
SERGIO SOLLIMA
CORRE, CUCHILLO, CORRE!
Mário Fernandes
SERGIO SOLLIMA DEPOIS DE REVOLVER
João Palhares
O TEATRO DE FEIRA DOS DESERTOS DE ALMERÍA
Bruno Andrade
Textos e entrevistas de Sergio Sollima
ILHAS DO SUL – italiano
OS PIONEIROS ou O SENSO DE AVENTURA – italiano
A VAMP ou O SEX-APPEAL EUROPEU – italiano
AS CLASSES – italiano
OS RICOS E OS POBRES – italiano
A LEI – italiano
O CINEMA AMERICANO NA HISTÓRIA DO CINEMA – italiano
CONCLUSÃO DE “IL CINEMA IN U.S.A.” – italiano
VITTORIO DE SICA – italiano
NOVOS ROSTOS PARA O CINEMA ENTRE AS ATRIZES DO TEATRO DE VARIEDADES? – italiano
BETTE DAVIS – italiano
FACE A FACE COM SERGIO SOLLIMA
A DIREÇÃO COMO LUTA DE BOXE
Os filmes
O DIA DA DESFORRA – español
Jesús Cortés
QUANDO OS BRUTOS SE DEFRONTAM – español
Pablo Garcia Canga
CORRE HOMEM, CORRE – français
Vincent Jourdan
CIDADE VIOLENTA e OS RAPTORES EM AÇÃO – français
Vincent Zeis
I RAGAZZI DI CELLULOIDE
Gérard Legrand
Filmografia

RICHARD FLEISCHER
RICHARD FLEISCHER: UM GRANDE HOLLYWOODIANO – français
Jacques Lourcelles
DOUTOR FLEISCHER, GOOD ENOUGH, O HOMEM DO ROLLS – français
Maxime Renaudin
O IGNORADO E CONTROVERSO RICHARD FLEISCHER – español
Miguel Marías
RICHARD FLEISCHER EM SCOPE E EM CORES
Michel Mardore
FLEISCHER E O CINEMA DE TERROR
Julio Martínez
OS PARADOXOS DE FLEISCHER
Serge Daney
MANEQUINS SEM ROSTO
Michael Henry Wilson
SOBRE RICHARD FLEISCHER
José Oliveira
Textos e entrevistas de Richard Fleischer
ENTREVISTA COM RICHARD FLEISCHER – español
José María Palá, José Antonio Pruneda e Gonzalo Sebastián de Erice
ENCONTRO COM RICHARD FLEISCHER
Bertrand Tavernier
ENTREVISTA COM RICHARD FLEISCHER
Michel Ciment e Lorenzo Codelli
HOWARD HUGHES, A R.K.O. E A SÉRIE B
Richard Fleischer
FLEISCHER POR FLEISCHER
Os filmes
FILHOS DO DIVÓRCIO, O ESTRANGULADOR MISTERIOSO e RUMO AO INFERNO – français
Jacques Lourcelles
CRIME DA ESTRADA e IMPÉRIO DO TERROR – español
Antonio José Navarro
O AMOR, SEMPRE O AMOR – français
Vincent Zeis
20.000 LÉGUAS SUBMARINAS – español
Miguel Marías
SÁBADO VIOLENTO
Jacques Rivette – français
José María Palá – español
O ESCÂNDALO DO SÉCULO
João Bénard da Costa
O ESCÂNDALO DO SÉCULO e ENTRE O CÉU E O INFERNO – español
José María Palá
O BANDIDO – español
Jesús Cortés
VIKINGS, OS CONQUISTADORES
Michel Mourlet – français
José María Palá – español
ESTRANHA COMPULSÃO
José María Latorre – español
José María Palá – español
FAMA A QUALQUER PREÇO – español
Miguel Marías
BARRABÁS
João Palhares
VIAGEM FANTÁSTICA
João Bénard da Costa
O HOMEM QUE ODIAVA AS MULHERES
Jean-A. Gili
Valeska G. Silva
O ESTRANGULADOR DE RILLINGTON PLACE
Jacques Goimard
TERROR CEGO e A ÚLTIMA FUGA
Alain Garsault
OS NOVOS CENTURIÕES – français
Jacques Lourcelles
NO MUNDO DE 2020
João Bénard da Costa
A MORTE DO CHEFÃO e OS TRÊS DISCÍPULOS DA MORTE
André Barcellos
DESAFIANDO O ASSASSINO
Valeska G. Silva
MANDINGO – O FRUTO DA VINGANÇA
João Bénard da Costa
PARA ACABAR DE VEZ COM A MISE EN SCÈNE
Bruno Andrade
Filmografia
AS DUAS VANGUARDAS
Introdução e documentação
O FILME E A ASPIRAÇÃO RADICAL – english
Annette Michelson
AS DUAS VANGUARDAS – english
e
“ONTOLOGIA” E “MATERIALISMO” NO FILME – english
Peter Wollen
AS DUAS VANGUARDAS: EUROPA E AMÉRICA – english
Peter Wollen e P. Adams Sitney
MONTAGEM
Jacques Rivette, Jean Narboni e Sylvie Pierre
e
ESPAÇO – français
Jacques Rivette, Jacques Aumont, Pascal Bonitzer, Pascal Kané, Jean Narboni e Sylvie Pierre
A IDEIA DE MORFOLOGIA – english
e
A IDEIA DE ABSTRAÇÃO – english
P. Adams Sitney
AS SERPENTES E O CADUCEU
Alain Resnais
REBELDES NA AMÉRICA – SOBRE OS FILMES DO NEW AMERICAN CINEMA – deutsch
Werner Herzog
KITCHEN WITHOUT KITSCH – english
Manny Farber e Patricia Patterson
O PRIMITIVISMO E AS VANGUARDAS: UMA ABORDAGEM DIALÉTICA – english
Noël Burch
POR UMA METAHISTÓRIA DO FILME: NOTAS TRIVIAIS E HIPÓTESES – english
Hollis Frampton
Cartografia e exploração
ENTREVISTA COM ADRIANO APRÀ
Lucas Baptista e Bruno Andrade
MITOS DE ORIGEM E DESTINO
Lucas Baptista
MECÂNICA DA INCERTEZA
Guilherme Savioli
WARHOL, BRESSANE, GARREL: MATERIALISMO E PRESENTIFICAÇÃO
Calac Nogueira
A CENA DE JARDIM DO FLUXUS
Fábio Visnadi
ENTREVISTA COM PEDRO COSTA
Bruno Andrade, Cauby Monteiro e Cauê Dias Baptista
O MITO DO FILME DE VANGUARDA – english
Fred Camper
CAIXAS ÓPTICAS: MICHAEL SNOW, JEAN-CLAUDE ROUSSEAU E A PINTURA HOLANDESA DO SÉCULO XVII
Luiz Carlos Oliveira Jr.
O VÃO DO MOSAICO: TARKOVSKI ENTRE MOURLET E BRAKHAGE
Fábio Visnadi
A ERA DE GODARD E A ENCICLOPÉDIA DE FRAMPTON
Lucas Baptista
PARA ACABAR DE VEZ COM A MISE EN SCÈNE, PARTE 2: DE DWAN A DWOSKIN, OU O CINEMA NA ERA DO PRESENTE ABSOLUTO
Bruno Andrade
FORA DA NORMA. A VIA NEOEXPERIMENTAL DO CINEMA ITALIANO – italiano
Adriano Aprà
JORNAL

O western é sempre o mesmo, o que dá ao diretor uma liberdade imensa.
— Jean Renoir
A partir de pensamentos novos, façamos versos antigos
DEFESA E ILUSTRAÇÃO DA DECUPAGEM CLÁSSICA
Jean-Luc Godard
AS VISTAS CINEMATOGRÁFICAS – français
Georges Méliès
KINOKS: UMA REVOLUÇÃO
Dziga Vertov
O CINEMA É A MÚSICA DA LUZ – français
Abel Gance
BUSTER KEATON: IN MEMORIAM – english
Hugh Kenner
O SENTIDO DO SOM SILENCIOSO – english
Stan Brakhage
A GRANDE JORNADA (1930)
Noël Simsolo
Fred Camper
RAFFAELLO MATARAZZO, 1933-1964
Jacques Lourcelles
– français
Luc Moullet
Jesús Cortés
– español
AS ALEGRIAS NÃO RIEM, AS TRISTEZAS NÃO CHORAM
Valeska G. Silva
NÓS NÃO SOMOS MAIS INOCENTES – français
Jacques Rivette
MÃE SOLTEIRA (1949)
José Oliveira
TRÊS FAROESTES DE CHARLES MARQUIS WARREN
Fábio Visnadi
GRANDEZA E SOLIDÃO DE UMA ECONOMIA CINEMATOGRÁFICA – français
Jean-Marie Samocki
UM CERTO CAPITÃO LOCKHART (1955)
e
QUADRILHA MALDITA (1959)
José Oliveira
OS TESTAMENTOS DE EISENSTEIN
Lucas Baptista
Um pólo de duas modernidades
EM DIREÇÃO A UMA NOVA FORMA DE NARRATIVA FÍLMICA – english
Gregory J. Markopoulos
FILME COMO POESIA – english
Ken Kelman
REVER VERDOUX
Jacques Rivette
O REVÓLVER É MINHA LEI (1963)
Jesús Cortés
DOIS PÓLOS DE UMA MODERNIDADE
Michel Delahaye
SLEEP (1964)
Calac Nogueira
ANTES DA REVOLUÇÃO (1964)
Roger Tailleur
DREYER: ARTIFÍCIO, ESPAÇO, LUZ – italiano
Adriano Aprà
A VELHA DAMA INDIGNA (1965) – français
Jacques Rivette
KING VIDOR: A MAGIA
Rogério Sganzerla
A REPÚBLICA DE JACQUES TATI
Lucas Baptista
WEEKEND À FRANCESA (1967)
Robin Wood
O BRAVO GUERREIRO (1968)
Guilherme Savioli
JUSQU’AU COEUR (1968) e LES DERNIÈRES FIANÇAILLES (1973) – español
Jesús Cortés
ERA UMA VEZ NO OESTE (1968)
Serge Daney
Sylvie Pierre – français
O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO (1969)
Noël Simsolo
DEUX FOIS (1969)
Louis Skorecki
A SÍNTESE SUBVERSIVA DE ROGÉRIO SGANZERLA – italiano
Rodrigo Cássio Oliveira
THE HART OF LONDON (1970)
Fred Camper
A partir de pensamentos antigos, façamos versos novos
CENA DA AÇÃO, ESPAÇO DO MOVIMENTO: A CRISE DA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA – français
Annette Michelson
OTHON (1970) – français
Marguerite Duras
PAT GARRETT & BILLY THE KID (1973) – español
Miguel Marías
FEMMES FEMMES (1974)
Pier Paolo Pasolini
PROFISSÃO: REPÓRTER (1975)
Valeska G. Silva e Bruno Andrade
O MOVIMENTO DAS COISAS (1985)
Pedro Faissol
AS POMPAS DE UM FALSO LOUCO CHAMADO CARMELO BENE – français
Noël Simsolo
UMA HISTÓRIA PROVÁVEL – english
Yvonne Rainer
CHANTAL AKERMAN – CINEASTA DO CORPO E DO GESTO
José Oliveira
FANTASMAS NA MÁQUINA
Lucas Baptista
POR ONDE PASSAM OS ENIGMAS
Bruno Andrade
O CLASSICISMO DE VITTORIO COTTAFAVI
Fábio Visnadi
INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE JOHN CARPENTER
Lucas Baptista
NU COMO UMA ESPADA: O CINEMA DE GÉRARD BLAIN – français
Ludovic Maubreuil
O MUNDO COMO PALCO – A ECONOMIA ESTÉTICA DE HONG SANG-SOO
Matheus Zenom
NO MUNDO DA LUA (1991)
José Oliveira
DUAS ANTÍGONAS
Matheus Cartaxo
LA VALLÉE CLOSE (1998)
Luís Miguel Oliveira
O QUE ATRAVESSA O OLHAR DAS ESFINGES
Bruno Andrade
A LOTERIA DE PARIS
Matheus Cartaxo
NOTAS SOBRE JACQUES RIVETTE (E ALGUNS OUTROS) – français
Mehdi Benallal
NOTAS AO REDOR DE ANDREA TONACCI
Lucas Baptista
NOTÍCIAS DA ITÁLIA
Eduardo Savella
O PRESENTE PROVISÓRIO DO CINEMA ou METÁFORA, MEU BELO ANSEIO
Bruno Andrade
Mencionei Cézanne em um comentário sobre o ato de equilíbrio ilusão/realidade na pintura. Embora muitos outros pintores tenham elaborado suas próprias belas soluções para esse “problema”, acho que a dele foi a maior e é relevante porque seu trabalho era representacional. O complicado envolvimento da sua percepção da realidade exterior, da sua criação de uma obra que ao mesmo tempo representa e é algo, de modo que seu equilíbrio entre mente e matéria, seu respeito por muitos níveis são exemplares para mim.
— Michael Snow
|
FOCO – REVISTA DE CINEMA
Editores: Bruno Andrade, Lucas Baptista, Valeska G. Silva e Matheus Cartaxo (Contribuíram: Fábio Visnadi, João Palhares e André Barcellos).
Colaboraram nesta edição: Adriano Aprà, André Barcellos, Bruno Andrade, Calac Nogueira, Cauby Monteiro, Cauê Dias Baptista, Eduardo Savella, Fábio Visnadi, Fred Camper, Guilherme Savioli, Jesús Cortés, João Palhares, José Oliveira, Lucas Baptista, Ludovic Maubreuil, Luís Miguel Oliveira, Luiz Carlos Oliveira Jr., Mário Fernandes, Matheus Cartaxo, Matheus Zenom, Maxime Renaudin, Mehdi Benallal, Miguel Marías, Pablo Garcia Canga, Pedro Faissol, Rodrigo Cássio Oliveira, Valeska G. Silva, Vincent Jourdan, Vincent Zeis.
Contribuíram: Ana Júlia Galvan, Bernardo Versiani, Camila Fittipaldi, Catarina Cavallari, Clarice Dantas, Erick Moro, Gustavo Salvalagio, Henrique Quadros, Kevin Albuquerque, Linara Siqueira, Lucian Chaussard, Luísa Braga, Mário Fernando Franciscon, Matheus Albano, Matheus Kerniski, Nikola Matevski, Nina Giácomo, Pedro Bassil, Rafael Zambonelli, Sérgio Alpendre, Vinícius Noronha, Waleska Antunes, Yuri Ramos.
Nossos agradecimentos a Aaron Cutler, Andy Rector, António Alves Fernandes, Caio Lucas, Carlos Fernandes, Carlos Natálio, Cauã Silva, Christophe Fouchet, Cineclube Soberano, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cláudia Marques, Contactos – Ciclo de clásicos (y modernos) del Cine Estudio-Círculo de Bellas Artes, Eduardo Wolf, Eliakim Shunk, Encontros Cinematográficos, Fábio Vellozo, Fernando de Mendonça, Fundação Cultural Badesc, Gustavo Dornellas, Heráclito Maia, Ismael Schonhorst, Jean-Louis Comolli, Jeffis Carvalho, José Lopes (1958-2019), Luan Gonsales, LUCKY STAR – Cineclube de Braga, Luís Mendonça, Manuel Asín, Marco Antonio Santos Freitas, Marie Claude Gerardin (1957-2021), Marlon Krüger, Mauro Eduardo Pommer, Miguel Armas, Miguel Blanco Hortas, Miguel Forlin, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Noël Simsolo, Otávio Pereira, Paulo Martins Filho, Paulo Soares, Pedro Jung Tavares, Ricardo Paulouro, Ronald Perrone, Salvador Amores, Yuri Lins.
Contato: focorevistadecinema@gmail.com
VOLTAR À PÁGINA INICIAL
|