VOLTAR À PÁGINA INICIAL


FOCO - Revista de Cinema


EDITORIAL



Nem a crítica nem os critérios de uma terminologia – o teste de uma teoria filosófica das ideias, na arte – podem constituir-se segundo o critério externo da comparação, mas de forma imanente, pelo desenvolvimento da linguagem formal da própria obra, que exterioriza o seu conteúdo, ao preço de sua eficácia. Além disso, justamente as obras significativas se colocam além dos limites do gênero, a menos que nelas o gênero se revele pela primeira vez como ideal. Uma obra de arte significativa ou funda o gênero ou o transcende, e numa obra de arte perfeita as duas coisas se fundem numa só.

— Walter Benjamin, Origem do drama trágico alemão


SERGIO SOLLIMA


CORRE, CUCHILLO, CORRE!
Mário Fernandes

SERGIO SOLLIMA DEPOIS DE REVOLVER
João Palhares

O TEATRO DE FEIRA DOS DESERTOS DE ALMERÍA
Bruno Andrade


Textos e entrevistas de Sergio Sollima


ILHAS DO SUL
italiano

OS PIONEIROS ou O SENSO DE AVENTURA
italiano

A VAMP ou O SEX-APPEAL EUROPEU
italiano

AS CLASSES
italiano

OS RICOS E OS POBRES
italiano

A LEI
italiano

O CINEMA AMERICANO NA HISTÓRIA DO CINEMA
italiano

CONCLUSÃO DE “IL CINEMA IN U.S.A.”
italiano

VITTORIO DE SICA
italiano

NOVOS ROSTOS PARA O CINEMA ENTRE AS ATRIZES DO TEATRO DE VARIEDADES?
italiano

BETTE DAVIS
italiano

FACE A FACE COM SERGIO SOLLIMA


A DIREÇÃO COMO LUTA DE BOXE



Os filmes


O DIA DA DESFORRA
español
Jesús Cortés

QUANDO OS BRUTOS SE DEFRONTAMespañol
Pablo Garcia Canga

CORRE HOMEM, CORREfrançais
Vincent Jourdan

CIDADE VIOLENTA e OS RAPTORES EM AÇÃOfrançais
Vincent Zeis

I RAGAZZI DI CELLULOIDE
Gérard Legrand


Filmografia


FOCO - Revista de Cinema

RICHARD FLEISCHER


RICHARD FLEISCHER: UM GRANDE HOLLYWOODIANOfrançais
Jacques Lourcelles

DOUTOR FLEISCHER, GOOD ENOUGH, O HOMEM DO ROLLSfrançais
Maxime Renaudin

O IGNORADO E CONTROVERSO RICHARD FLEISCHERespañol
Miguel Marías

RICHARD FLEISCHER EM SCOPE E EM CORES
Michel Mardore

FLEISCHER E O CINEMA DE TERROR
Julio Martínez

OS PARADOXOS DE FLEISCHER
Serge Daney

MANEQUINS SEM ROSTO
Michael Henry Wilson

SOBRE RICHARD FLEISCHER
José Oliveira


Textos e entrevistas de Richard Fleischer


ENTREVISTA COM RICHARD FLEISCHER
español
José María Palá, José Antonio Pruneda e Gonzalo Sebastián de Erice

ENCONTRO COM RICHARD FLEISCHER
Bertrand Tavernier

ENTREVISTA COM RICHARD FLEISCHER
Michel Ciment e Lorenzo Codelli

HOWARD HUGHES, A R.K.O. E A SÉRIE B
Richard Fleischer

FLEISCHER POR FLEISCHER


Os filmes


FILHOS DO DIVÓRCIO, O ESTRANGULADOR MISTERIOSO e RUMO AO INFERNO
français
Jacques Lourcelles

CRIME DA ESTRADA e IMPÉRIO DO TERRORespañol
Antonio José Navarro

O AMOR, SEMPRE O AMORfrançais
Vincent Zeis

20.000 LÉGUAS SUBMARINASespañol
Miguel Marías

SÁBADO VIOLENTO
Jacques Rivette
français
José María Paláespañol

O ESCÂNDALO DO SÉCULO

João Bénard da Costa

O ESCÂNDALO DO SÉCULO e ENTRE O CÉU E O INFERNOespañol
José María Palá

O BANDIDOespañol
Jesús Cortés

VIKINGS, OS CONQUISTADORES
Michel Mourlet
français
José María Palá
español

ESTRANHA COMPULSÃO
José María Latorre
español
José María Paláespañol

FAMA A QUALQUER PREÇO
español
Miguel Marías

BARRABÁS
João Palhares

VIAGEM FANTÁSTICA
João Bénard da Costa

O HOMEM QUE ODIAVA AS MULHERES
Jean-A. Gili

Valeska G. Silva


O ESTRANGULADOR DE RILLINGTON PLACE
Jacques Goimard

TERROR CEGO e A ÚLTIMA FUGA
Alain Garsault

OS NOVOS CENTURIÕESfrançais
Jacques Lourcelles

NO MUNDO DE 2020
João Bénard da Costa

A MORTE DO CHEFÃO e OS TRÊS DISCÍPULOS DA MORTE
André Barcellos

DESAFIANDO O ASSASSINO
Valeska G. Silva

MANDINGO – O FRUTO DA VINGANÇA
João Bénard da Costa


PARA ACABAR DE VEZ COM A MISE EN SCÈNE
Bruno Andrade


Filmografia




AS DUAS VANGUARDAS


Introdução e documentação


O FILME E A ASPIRAÇÃO RADICAL
english
Annette Michelson

AS DUAS VANGUARDASenglish
e
“ONTOLOGIA” E “MATERIALISMO” NO FILMEenglish
Peter Wollen

AS DUAS VANGUARDAS: EUROPA E AMÉRICAenglish
Peter Wollen e P. Adams Sitney

MONTAGEM
Jacques Rivette, Jean Narboni e Sylvie Pierre
e
ESPAÇO
français
Jacques Rivette, Jacques Aumont, Pascal Bonitzer, Pascal Kané, Jean Narboni e Sylvie Pierre

A IDEIA DE MORFOLOGIA
english
e
A IDEIA DE ABSTRAÇÃO
english
P. Adams Sitney

AS SERPENTES E O CADUCEU
Alain Resnais

REBELDES NA AMÉRICA – SOBRE OS FILMES DO NEW AMERICAN CINEMAdeutsch
Werner Herzog

KITCHEN WITHOUT KITSCHenglish
Manny Farber e Patricia Patterson

O PRIMITIVISMO E AS VANGUARDAS: UMA ABORDAGEM DIALÉTICAenglish
Noël Burch

POR UMA METAHISTÓRIA DO FILME: NOTAS TRIVIAIS E HIPÓTESESenglish
Hollis Frampton




Cartografia e exploração


ENTREVISTA COM ADRIANO APRÀ

Lucas Baptista e Bruno Andrade

MITOS DE ORIGEM E DESTINO
Lucas Baptista

MECÂNICA DA INCERTEZA
Guilherme Savioli

WARHOL, BRESSANE, GARREL: MATERIALISMO E PRESENTIFICAÇÃO
Calac Nogueira

A CENA DE JARDIM DO FLUXUS
Fábio Visnadi

ENTREVISTA COM PEDRO COSTA
Bruno Andrade, Cauby Monteiro e Cauê Dias Baptista

O MITO DO FILME DE VANGUARDA
english
Fred Camper

CAIXAS ÓPTICAS: MICHAEL SNOW, JEAN-CLAUDE ROUSSEAU E A PINTURA HOLANDESA DO SÉCULO XVII
Luiz Carlos Oliveira Jr.

O VÃO DO MOSAICO: TARKOVSKI ENTRE MOURLET E BRAKHAGE
Fábio Visnadi

A ERA DE GODARD E A ENCICLOPÉDIA DE FRAMPTON
Lucas Baptista

PARA ACABAR DE VEZ COM A MISE EN SCÈNE, PARTE 2: DE DWAN A DWOSKIN, OU O CINEMA NA ERA DO PRESENTE ABSOLUTO
Bruno Andrade

FORA DA NORMA. A VIA NEOEXPERIMENTAL DO CINEMA ITALIANOitaliano
Adriano Aprà


JORNAL


FOCO - Revista de Cinema


O western é sempre o mesmo, o que dá ao diretor uma liberdade imensa.
— Jean Renoir


A partir de pensamentos novos, façamos versos antigos


DEFESA E ILUSTRAÇÃO DA DECUPAGEM CLÁSSICA

Jean-Luc Godard

AS VISTAS CINEMATOGRÁFICASfrançais
Georges Méliès

KINOKS: UMA REVOLUÇÃO
Dziga Vertov

O CINEMA É A MÚSICA DA LUZfrançais
Abel Gance

BUSTER KEATON: IN MEMORIAMenglish
Hugh Kenner

O SENTIDO DO SOM SILENCIOSOenglish
Stan Brakhage

A GRANDE JORNADA (1930)
Noël Simsolo
Fred Camper


RAFFAELLO MATARAZZO, 1933-1964
Jacques Lourcelles français
Luc Moullet

Jesús Cortés
español

AS ALEGRIAS NÃO RIEM, AS TRISTEZAS NÃO CHORAM

Valeska G. Silva

NÓS NÃO SOMOS MAIS INOCENTESfrançais
Jacques Rivette

MÃE SOLTEIRA (1949)
José Oliveira

TRÊS FAROESTES DE CHARLES MARQUIS WARREN
Fábio Visnadi

GRANDEZA E SOLIDÃO DE UMA ECONOMIA CINEMATOGRÁFICAfrançais
Jean-Marie Samocki

UM CERTO CAPITÃO LOCKHART (1955)
e
QUADRILHA MALDITA (1959)

José Oliveira

OS TESTAMENTOS DE EISENSTEIN
Lucas Baptista


Um pólo de duas modernidades


EM DIREÇÃO A UMA NOVA FORMA DE NARRATIVA FÍLMICA
english
Gregory J. Markopoulos

FILME COMO POESIAenglish
Ken Kelman

REVER VERDOUX
Jacques Rivette

O REVÓLVER É MINHA LEI (1963)
Jesús Cortés

DOIS PÓLOS DE UMA MODERNIDADE
Michel Delahaye

SLEEP (1964)
Calac Nogueira

ANTES DA REVOLUÇÃO (1964)
Roger Tailleur

DREYER: ARTIFÍCIO, ESPAÇO, LUZitaliano
Adriano Aprà

A VELHA DAMA INDIGNA (1965)français
Jacques Rivette

KING VIDOR: A MAGIA
Rogério Sganzerla

A REPÚBLICA DE JACQUES TATI
Lucas Baptista

WEEKEND À FRANCESA (1967)
Robin Wood

O BRAVO GUERREIRO (1968)
Guilherme Savioli

JUSQU’AU COEUR (1968) e LES DERNIÈRES FIANÇAILLES (1973)español
Jesús Cortés

ERA UMA VEZ NO OESTE (1968)
Serge Daney
Sylvie Pierre
français

O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO (1969)

Noël Simsolo

DEUX FOIS (1969)
Louis Skorecki

A SÍNTESE SUBVERSIVA DE ROGÉRIO SGANZERLAitaliano
Rodrigo Cássio Oliveira

THE HART OF LONDON (1970)
Fred Camper


A partir de pensamentos antigos, façamos versos novos


CENA DA AÇÃO, ESPAÇO DO MOVIMENTO: A CRISE DA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA
français
Annette Michelson

OTHON (1970)français
Marguerite Duras

PAT GARRETT & BILLY THE KID (1973)español
Miguel Marías

FEMMES FEMMES (1974)
Pier Paolo Pasolini

PROFISSÃO: REPÓRTER (1975)
Valeska G. Silva e Bruno Andrade

O MOVIMENTO DAS COISAS (1985)
Pedro Faissol

AS POMPAS DE UM FALSO LOUCO CHAMADO CARMELO BENEfrançais
Noël Simsolo

UMA HISTÓRIA PROVÁVELenglish
Yvonne Rainer

CHANTAL AKERMAN – CINEASTA DO CORPO E DO GESTO
José Oliveira

FANTASMAS NA MÁQUINA
Lucas Baptista

POR ONDE PASSAM OS ENIGMAS
Bruno Andrade

O CLASSICISMO DE VITTORIO COTTAFAVI
Fábio Visnadi

INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE JOHN CARPENTER
Lucas Baptista

NU COMO UMA ESPADA: O CINEMA DE GÉRARD BLAINfrançais
Ludovic Maubreuil

O MUNDO COMO PALCO – A ECONOMIA ESTÉTICA DE HONG SANG-SOO
Matheus Zenom

NO MUNDO DA LUA (1991)
José Oliveira

DUAS ANTÍGONAS
Matheus Cartaxo

LA VALLÉE CLOSE (1998)
Luís Miguel Oliveira

O QUE ATRAVESSA O OLHAR DAS ESFINGES
Bruno Andrade

A LOTERIA DE PARIS
Matheus Cartaxo

NOTAS SOBRE JACQUES RIVETTE (E ALGUNS OUTROS)français
Mehdi Benallal

NOTAS AO REDOR DE ANDREA TONACCI
Lucas Baptista

NOTÍCIAS DA ITÁLIA
Eduardo Savella

O PRESENTE PROVISÓRIO DO CINEMA ou METÁFORA, MEU BELO ANSEIO
Bruno Andrade

Mencionei Cézanne em um comentário sobre o ato de equilíbrio ilusão/realidade na pintura. Embora muitos outros pintores tenham elaborado suas próprias belas soluções para esse “problema”, acho que a dele foi a maior e é relevante porque seu trabalho era representacional. O complicado envolvimento da sua percepção da realidade exterior, da sua criação de uma obra que ao mesmo tempo representa e é algo, de modo que seu equilíbrio entre mente e matéria, seu respeito por muitos níveis são exemplares para mim.

— Michael Snow



 

FOCO – REVISTA DE CINEMA

Editores: Bruno Andrade, Lucas Baptista, Valeska G. Silva e Matheus Cartaxo (Contribuíram: Fábio Visnadi, João Palhares e André Barcellos).

Colaboraram nesta edição: Adriano Aprà, André Barcellos, Bruno Andrade, Calac Nogueira, Cauby Monteiro, Cauê Dias Baptista, Eduardo Savella, Fábio Visnadi, Fred Camper, Guilherme Savioli, Jesús Cortés, João Palhares, José Oliveira, Lucas Baptista, Ludovic Maubreuil, Luís Miguel Oliveira, Luiz Carlos Oliveira Jr., Mário Fernandes, Matheus Cartaxo, Matheus Zenom, Maxime Renaudin, Mehdi Benallal, Miguel Marías, Pablo Garcia Canga, Pedro Faissol, Rodrigo Cássio Oliveira, Valeska G. Silva, Vincent Jourdan, Vincent Zeis.

Contribuíram: Ana Júlia Galvan, Bernardo Versiani, Camila Fittipaldi, Catarina Cavallari, Clarice Dantas, Erick Moro, Gustavo Salvalagio, Henrique Quadros, Kevin Albuquerque, Linara Siqueira, Lucian Chaussard, Luísa Braga, Mário Fernando Franciscon, Matheus Albano, Matheus Kerniski, Nikola Matevski, Nina Giácomo, Pedro Bassil, Rafael Zambonelli, Sérgio Alpendre, Vinícius Noronha, Waleska Antunes, Yuri Ramos.

Nossos agradecimentos a Aaron Cutler, Andy Rector, António Alves Fernandes, Caio Lucas, Carlos Fernandes, Carlos Natálio, Cauã Silva, Christophe Fouchet, Cineclube Soberano, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cláudia Marques, Contactos – Ciclo de clásicos (y modernos) del Cine Estudio-Círculo de Bellas Artes, Eduardo Wolf, Eliakim Shunk, Encontros Cinematográficos, Fábio Vellozo, Fernando de Mendonça, Fundação Cultural Badesc, Gustavo Dornellas, Heráclito Maia, Ismael Schonhorst, Jean-Louis Comolli, Jeffis Carvalho, José Lopes (1958-2019), Luan Gonsales, LUCKY STAR – Cineclube de Braga, Luís Mendonça, Manuel Asín, Marco Antonio Santos Freitas, Marie Claude Gerardin (1957-2021), Marlon Krüger, Mauro Eduardo Pommer, Miguel Armas, Miguel Blanco Hortas, Miguel Forlin, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Noël Simsolo, Otávio Pereira, Paulo Martins Filho, Paulo Soares, Pedro Jung Tavares, Ricardo Paulouro, Ronald Perrone, Salvador Amores, Yuri Lins.

Contato: focorevistadecinema@gmail.com


VOLTAR À PÁGINA INICIAL